segunda-feira, 18 de maio de 2015

O Que é Uma Bomba de Infusão de Insulina?

As bombas de infusão de insulina são equipamentos pequenos e portáteis que liberam insulina de ação rápida 24 horas por dia. Do tamanho aproximado de um pequeno telefone celular, as bombas de infusão de insulina liberam insulina através de um pequeno tubo e uma cânula (conhecidos como o conjunto de infusão) colocados sob a sua pele. A quantidade de insulina liberada pode ser adaptada para satisfazer suas necessidades individuais.



As bombas de infusão de insulina liberam insulina através de um pequeno tubo e uma cânula (conhecidos como o conjunto de infusão) colocados sob a sua pele.


Você pode programar sua bomba de infusão de insulina para liberar insulina automaticamente durante 24 horas – isso é chamado de índice basal – para controlar a glicose no sangue entre refeições e enquanto você dorme. Antes das refeições você deve liberar uma dose extra de insulina chamada de bolus, correspondente à quantidade de carboidrato a ser ingerida.

Quando você usa uma bomba de infusão de insulina, você ainda precisa monitorar seus níveis de glicose durante o dia utilizando um glicosímetro. Você configurará as doses da sua insulina e fará ajustes a elas baseado em sua ingestão de alimentos e programa de exercícios. Você terá que substituir seu conjunto de infusão a cada 2 a 3 dias. Os resultados da glicemia capilar serão úteis para que você possa ajustar as doses de insulina, consumo de alimentos e programa de exercícios.


Pessoas de todas as idades com diabetes de tipo 1 ou tipo 2 podem usar a terapia com bomba de infusão de insulina. No entanto, o seu médico o aconselhará sobre sua adequação específica a essa terapia.

Benefícios e Riscos – Bombas de Infusão de Insulina


A terapia de bomba de infusão de insulina já melhorou a saúde e a qualidade de vida de milhares de pessoas portadoras de diabetes de tipo 1 e 2.
Se você tem diabetes, você sabe que sua principal meta é o controle de seus níveis de glicose sanguínea (ou açúcar no sangue). A bomba de infusão de insulina permite que você ajuste seus níveis de glicose sanguínea a qualquer momento. Isso significa um melhor controle dos níveis de sua glicose sanguínea. E um melhor controle pode significar mais saúde.
Antes de usar uma bomba de infusão de insulina, você precisa ser primeiramente treinado a usá-la. O treinamento em bombas feito com um enfermeiro ou educador em diabetes pode ser recebido em várias sessões. Com o seu treinador, você pode aprender como adequar a sua bomba de infusão de insulina ao seu estilo de vida e metas terapêuticas.
É importante que você converse com seu médico, receba uma prescrição e seja treinado no uso de uma bomba de infusão de insulina antes de começar a usar o dispositivo por si mesmo.

Referências

  1. Farkas-Hirsch R e Hirsch IB. Diabetes Spectrum. Vol 7 No 2. Março/Abril de 1994.
  2. The Diabetes Control and Complications Trial Research Group. NEJM1993;329:977–86.
  3. Pharmacokinetics Of Continuous Subcutaneous Insulin Infusion. Lauritzen T, Pramming S, Deckert T, Binder C.Diabetologia.1983;24:326–9.

Perguntas Frequentes – Bombas de Infusão de Insulina


Como as bombas de infusão de insulina se diferenciam de injeções?


Nas múltiplas aplicações de insulina são utilizadas dois tipos de insulina. A insulina liberada por injeções geralmente é de ação prolongada. As bombas de infusão de insulina usam insulina de ação rápida, que pode ter maior previsibilidade do que a insulina de ação prolongada.1 Além disso, as bombas de infusão de insulina liberam insulina em doses contínuas que podem variar através do dia para satisfazer as suas necessidades individuais.

Quanto tempo demora para se habituar a usar uma bomba de infusão de insulina?


Todas as pessoas são diferentes, e alguns podem se habituar à terapia com bomba mais rapidamente do que outros. Pode haver momentos em que você percebe mais a bomba, como por exemplo ao tomar banho ou ao vestir-se pela manhã, ou quando vai dormir, à noite.

Em quais locais do corpo posso inserir o conjunto de infusão?


Você pode inserir a cânula em diferentes partes do seu corpo – abdome, flanco, glúteo, coxa ou braço. O seu médico o aconselhará em relação à região mais apropriada para você.

Eu serei capaz de sentir a cânula inserida?


Você talvez sinta o local da inserção quando começar a usar a bomba. Após acostumar-se a usá-la, você deverá esquecê-la até que precise substituir seu conjunto de infusão.

Eu posso tomar banho ou nadar com minha bomba de infusão de insulina?


Em geral, a sua bomba de infusão de insulina deve ser resistente a água. Você pode desconectar facilmente os tubos para tomar banho ou nadar por até uma hora antes de precisar reconectá-los.

O que acontece se a minha bomba de infusão de insulina se quebrar?


Se você achar que existe algum problema com a sua bomba, você deve contatar o seu médico ou linha de apoio ao cliente imediatamente.

Referências

  1. Doyle E. A. et al. A Randomized, Prospective Trial Comparing the Efficacy of Continuous Subcutaneous Insulin Infusion with Multiple Daily Injections Using Insulin Glargine. Diabetes Care2004; 27 1554 - 1558
Transcrito de www.medtronicbrasil.com.br


Abraços

Alfredo Souza
Blogueiro / Fotógrafo / Diabético Tipo I

Nenhum comentário:

Postar um comentário