quinta-feira, 7 de maio de 2015

Dicas da Dieta do Diabético: 9 cuidados para se Alimentar bem!

Eu como Diabético Tipo I, vou falar um pouco de como se alimentar e se cuidar um pouco mais, necessariamente não precisa parar de comer de tudo, mas tudo com muita atenção e prevenção e analisando sempre os níveis de Glicemia capilar. Existem muitos mitos em relação Alimentação, mas vamos colocar em pratica algumas dicas e e derrubar alguns mitos em relação a Alimentação. Não existe à Dieta ideal para o Diabético, existe sim o Diabético controlado e bem acompanhado. Para um controle bem estruturado o paciente deve consultar um profissional qualificado a analisar as rotinas, atividades e desenvolver um plano de alimentação em cima da vida que temos.


1 - Arroz, pães e massas integrais:

Esses alimentos contém carboidratos que são digeridos lentamente pelo organismo, sendo liberadas pequenas doses de glicose. Tudo em doses bem calculadas e moderação esses alimentos podem ser benefícios para os diabéticos, lembrando porém que a escolha por alimentação integral é a melhor opção pois são ricos em fibras. As fibras melhoram a ação da insulina.

2 - Carboidratos simples e açúcar:

Doces, pães e massas não precisam ser abolidos completamente da dieta dos Diabéticos, mas devemos ficar atentos as quantidades. Os doces podem ser consumidos esporadicamente sendo rigorosamente atentos as quantidades e níveis de carboidratos. Quando o Diabético resolver comer um Doce deve reduzir outros alimentos fontes de carboidratos ou para o insulina dependente aumentar a dose de insulina naquela refeição.


3 - Frutas:

As frutas podem ser um perigo para os Diabéticos, pois existem frutas com muitos níveis de carboidratos. Muitos acham que frutas é uma alimentação saudável, mas nem todas podem ser consumidas assim, elas possuem carboidratos simples como a glicose. O recomendado para um Diabético é ingerir de 3 a 4 porções por dia, mesmo assim escolher as menos calóricas.


4 - Sucos:

Sucos, podem ser muito bons, mas o consumo de sucos é equivalente ao consumo das 4 porções diárias de frutas. A sugestão é que as frutas sejam consumidas como sobremesas após as refeições e ao invés de sucos substituir pelo consumo de água.


5 - Leite Integral ou Desnatado:

O recomentado é sempre optar pelo Leite Desnatado, ao contrario do que dizem o leite desnatado você não perde nenhum beneficio do Leite, ele só um leite com menos gorduras.  


6 - Carne Vermelha:

As riquezas das carnes vermelhas são os  micronutrientes. Ferro e vitaminas B12, mas esses nutrientes podem ser encontrados em carnes brancas e vegetais. As carnes vermelhas podem ser consumidas mas de preferencia "Lagarto, patinho e alcatra" as piores carnes para Diabéticos são: Filé-mignon, picanha e contra-filé.


7 - Peixes:

São os mais indicados de todas as carnes brancas. Os melhores são ricos em gorduras boas, como trutas, salmão e sardinha, mas tudo consumido com moderação pois são muito calóricos.


8 - Legumes e Verduras:

Alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais antioxidantes, são importantes para a nutrição de toda a pessoa. Deixe seu prato colorido e se divirta nessa Alimentação.


9 - Porções:

Todo Diabético tem que presta muita atenção nos porções tudo moderado e de bom grado. Cuidado para não exagerar mesmo nos alimentos que podemos comer.





Espero que todos tenham gostado das Dicas e que façam bom proveito desse post. Curtam, compartilhe, comentem, se divirtam com nosso blog, tem muito mais por vir!


Alfredo Souza
Blogueiro/Fotógrafo/Diabético Tipo I

Nenhum comentário:

Postar um comentário