segunda-feira, 18 de maio de 2015

O que é um Monitor Contínuo de Glicose?

Um monitor contínuo de glicose é um equipamento que mede os níveis de glicose continuamente, 24 horas por dia. O monitor de glicose pode ajudá-lo a entender como a comida, os exercícios e os medicamentos impactam seus níveis de glicose, para que você possa melhor tratar seu diabetes. Os monitores contínuos de glicose também incluem alarmes para indicar quando seus níveis de glicose ultrapassaram ou caíram abaixo de seus níveis pré-estabelecidos.

Monitor de glicose. O pequeno sensor de glicose é inserido sob a pele e o transmissor transmite leituras de glicose ao monitor

Dependendo do tipo de monitor, um pequeno dispositivo detector de glicose (ou sensor) é inserido logo abaixo de sua pele ou estômago. O sensor mede os níveis de glicose a cada cinco minutos, e envia as informações via transmissor sem fio a um monitor que pode ser usado em seu cinto ou em um bolso.

Um monitor contínuo de glicose pode ajudá-lo a ficar atento aos seus níveis de glicose, e a saber como eles mudam dependendo da ingestão de alimentos, dos exercícios e da medicação.

Benefícios e Riscos – Monitores Contínuos de Glicose


Se você tem diabetes, um monitor contínuo de glicose pode ajudá-lo a monitorar seus níveis de glicose durante todo o dia, todos os dias.

Compreendendo seus níveis de glicose e como eles mudam durante o dia, você pode ajustar sua alimentação, exercícios, medicação e doses de insulina. Se a sua glicose estiver muito alta ou muito baixa, você pode tomar ações imediatas. Você será capaz de melhorar suas decisões com base na compreensão que você obtém com o monitoramento. O aumento da consciência em relação aos seus níveis de glicose com o passar do tempo significa que você pode diminuir os riscos de complicações como cegueira, ataque cardíaco, insuficiência renal e amputações.

Antes de usar um monitor contínuo de glicose, você precisa ser treinado a usá-lo. Você também precisa saber que um monitor contínuo de glicose não é um substituto para os glicosímetros. É importante conversar com o seu médico para determinar se um monitor contínuo de glicose é o mais acertado para você.

Perguntas Frequentes – Monitores Contínuos de Glicose


Qual o tempo de adaptação ao uso do monitor contínuo de glicose?


A bomba de infusão de insulina e o Sistema de Monitoramento Contínuo de Glicose foram projetados para serem facilmente usados. O seu profissional de assistência à saúde pode explicar-lhe como você pode usar o monitoramento contínuo de glicose para melhor tratar o seu diabetes.

Eu serei capaz de sentir o local da inserção do sensor?


Você talvez sinta o local da inserção quando começar a usar o monitor contínuo de glicose. O minúsculo sensor é inserido sob sua pele. Após ter-se acostumado a usar o monitor, você deverá esquecê-lo até que precise substituí-lo.

Eu posso tomar banho ou usar meu monitor de glicose na água?


O sistema é resistente à água. Ele foi projetado para proteger-se contra respingos e ocasional submersão. Entretanto, você não deve submergir intencionalmente o monitor em água. O transmissor e sensor são impermeáveis.
Transcrito www.medtronicbrasil.com.br

Abraços

Alfredo Souza
Blogueiro / Fotógrafo / Diabético Tipo I

Nenhum comentário:

Postar um comentário